A princípio, Francisco Brennand foi um dos mais notáveis artistas plásticos do Brasil. De maneira visionária, ele utilizava a cerâmica como forma de expressão, criando uma estética inconfundível. Sua obra, hoje, está abrigada na vibrante cidade do Recife, um dos destinos mais ricos em cultura e história do Brasil, na Oficina de Cerâmica Francisco Brennand. A oficina, que agora também é museu, oferece uma experiência imersiva na visão de mundo do artista plástico. Se você vem ao Recife, não pode deixar de conhecer esse marco cultural e histórico da humanidade. Vamos descobrir mais sobre isso?
O que esperar do Museu e Oficina de Cerâmica Francisco Brennand?
Antes de tudo, localizado no tradicional bairro da Várzea, a poucos minutos do centro do Recife, a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand ocupa o terreno de uma antiga olaria, propriedade da família do artista plástico. De cara, uma atmosfera quase enigmática envolve os visitantes em meio à paisagem exuberante, cheia de obras gigantescas, lagos encantadores e uma vegetação vasta e notável.
Ainda mais, local é uma verdadeira galeria a céu aberto. Ele tem jardins esculpidos e obras monumentais praticamente por todos os lados para os quais você vier a olhar. Além disso, conta com mais de 2 mil obras de Francisco Brennand, entre cerâmicas, esculturas, azulejos e pinturas. É um verdadeiro mergulho no processo criativo do artista.
Principais atrações
Templo Central: localizado no coração da oficina, o templo abriga algumas das mais famosas esculturas de Brennand, ligadas à fantasia e ao simbolismo.
Salão de esculturas: o salão é um espaço interior que se dedica a abrigar uma ampla coleção de esculturas de cerâmica. Lá, você poderá observar de perto os detalhes ricos e fascinantes dessas obras.
Jardins da oficina: ao caminhar pelos jardins que cercam o museu, você se depara com lagos bem ornamentados, pátios e praças com esculturas colossais. Uma verdadeira interação entre arte e natureza.
Painéis de azulejos: os painéis retratam cenas alegóricas e figuras oníricas e estão dispostos por diversos pontos da oficina.
Capela da oficina: esse é um dos espaços mais introspectivos de todo o ambiente. Trata-se de uma pequena capela repleta de murais e esculturas voltados à espiritualidade do artista.
Dicas para aproveitar bem a visita ao local
Reserve tempo suficiente: há muito a ser apreciado no amplo espaço da Oficina de Cerâmica Francisco Brennand. Separe entre duas a três horas do seu dia para uma experiência tranquila e completa.
Use calçados confortáveis: como o espaço é amplo e fazem parte da experiência várias caminhadas ao ar livre, é importante ser estratégico na hora de escolher os calçados. Use tênis confortáveis.
Esteja atento aos horários de funcionamento: a Oficina pode ter horários especiais em dias específicos, como feriados e finais de semana. Previna-se para não ter surpresas. Fique ligado, também, aos valores, visto que a visitação requer uma taxa.
Visitar o Museu e Oficina de Cerâmica Francisco Brennand é uma experiência rica e única, afinal estamos falando do universo criativo de uma dos maiores artistas plásticos do Brasil.
Por fim, é só escolher o destino e seguir. E não esqueça de estar hospedado em um hotel bem localizado, que ofereça a você as melhores condições de estadia e mobilidade, como o Fity.